***** OS CINCO ES­TRE­LAS DA GAS­TRO­NO­MIA PO­TI­GUAR

CU­LI­NA­TIS­TA FRAN­CIS­CA DAN­TAS DA COS­TA – ­Chef   MA­NI­NHA

QUEM É QUEM

FRANCISCA DANTAS DA COSTA nasceu no Município de João Câmara/RN. Desde cedo sua mãe Madalena Dantas lhe ensinou a alquimia dos alimentos, na elaboração do café, almoço e jantar, de sua família sertaneja. FRANCISCA era hábil e inteligente, além de ser vocacionada para a culinária. Assim, desde cedo, a sua fama de cozinheira era o assunto entre os amigos, parentes e a gente daquela cidade.

Aos 18 anos já preparava almoços e jantares, com receitas próprias para a sociedade de Baixa Verde (o nome de João Câmara à época), com grande sucesso. Nas cidades vizinhas, quando queriam fazer uma bela recepção, contratavam FRANCISQUINHA para a preparação do menu, principalmente quando da visita de autoridades, festas de batizado, aniversário e casamento. Pela sua simpatia, tanto os familiares como os parentes e amigos, passaram a chamar-lhe de MANINHA. Isso porque a grande cozinheira MANINHA estava sempre sorridente e de bem com a vida.

A ótima comida que preparava, conquistava a todos pela  alegria irradiante e o amor com que fazia as suas receitas.

CONQUISTANDO NATAL
Com a experiência adquirida e depois de se casar com FLÁVIO MANOEL DA COSTA em 1980, mudou-se para a Capital Natal. Aqui, em sua própria casa, há 23 anos, abriu a MANAS CURSOS, o 1º Curso particular de culinária de Natal.
A 1ª ASSOCIAÇÃO GASTRONÔMICA
Com um número cada vez maior de ex-alunas e novas alunas no MANAS CURSO, a Professora MANINHA fundou a ASSOCIAÇÃO DE CULINARISTAS DO RIO GRANDE DO NORTE – ACRN. Sempre irrequieta, MANINHA foi quem promoveu, também, o primeiro evento gastronômico potiguar, ou seja,  o 1º CONGRESSO NACIONAL DE CULINARISTAS, isso em 1995, na escola mais famosa do Brasil, estilo Suíço, de formação de donas de casa, nada menos do que a badalada ESCOLA DOMÉSTICA DE NATAL. Caros leitores, vejam que o evento ocorreu há 13 anos, quando Natal não sabia nem o que era um CHEF DE CUISINE e que as vagas para alunas da Escola Doméstica eram disputadíssimas. Só eram matriculadas ali, sob regime de internato, moças da alta sociedade vindas das melhores famílias do interior e dos outros Estados e, assim mesmo, que tivessem real prestígio político, social e econômico. As moças de branco da Escola Doméstica eram tidas como prendadas e prontas para se casarem, pois ali tinham aprendido tudo o que era necessário para uma boa dona de casa. O Congresso foi a consagração de MANINHA, como uma das melhores e mais prestigiada culinaristas do Brasil.

CARREIRA PROFISSIONAL
Além do sucesso do Manas Cursos, a chef MANINHA criou o CONGRESSO NACIONAL DE CULINARISTA realizado, todos os anos, em uma Capital brasileira. O Congresso ocorre há 13 anos. Fora o seu próprio Curso, MANINHA era convidada para ministrar cursos nas Capitais do Norte ao Sul do País. No Rio e em S. Paulo fez palestras e deu cursos de culinária a famosos Chefs estrangeiros, que começavam a descobrir o Brasil gastronômico e tinham curiosidade de conhecer o mistério dos temperos nativos. A Chef MANINHA deixou sua presença marcante logo no II Congresso da CONAC, realizado em Maceió-AL, onde apresentou a sua receita de sobremesa: BOLO e MOUSSE de MANGABA. Foi a glória total! Hoje esta sobremesa é tida como clássica da cozinha nordestina pelos gastrônomos brasileiros.

ATUALMENTE: UVIFRIOS
Com um currículo invejável na área gastronômica, a CHEF MANINHA foi convidada – e já trabalha com exclusividade há três anos para a maior distribuidora de Alimentos do Estado e uma das maiores do Nordeste, a UVIFRIOS, do competente empresário HERCULANO A. ALBUQUERQUE AZEVEDO. Na UVIFRIOS, a Chef MANINHA faz o que gosta: ministra Cursos nas cozinhas experimentais da UVIFRIOS para clientes; treina as equipes de vendas da empresa, tantos as que trabalham nas lojas, como as que vendem no mercado potiguar, além de assessoria culinária a hotéis e restaurantes atendidos pela UVIFRIOS.

Também, a  convite das grandes empresas de alimentos, parceiras da UVIFRIOS, ministra cursos nos Supermercados aqui da Capital e do Interior.
AGRADECIMENTO E HOMENAGEM
Por inúmeras vezes e pela atenção toda especial do empresário HERCULANO, proprietário da UVIFRIOS, e gentileza do seu diretor de Marqueting, ALAN CARDIN, que comanda esta área de ensino, esta Coluna apresentou receitas especiais da CHFE MANINHA, como também gravou em uma de suas 03 Cozinhas Experimentais, a preparação de receitas pela Chef MANINHA, com os produtos representados e vendidos pela UVIFRIOS, no nosso programa SABOR & SABER, na TV TROPICAL, que aconteça aos sábados às 11:20hs. Eis, caros leitores, a biografia de FRANCISCA DANTAS DA COSTA, a nossa Chef MANINHA, como UM DOS BALUARTES da culinária no Estado, que por estes seus méritos merece esta homenagem como uma das CINCO ESTRELAS DA GASTRONOMIA POTIGUAR. Obrigado, também, ao empreendedor HERCULANO, que através de seu Diretor ALAN, tanto tem colaborado com os nossos programas de gastronomia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: