***** CINCO ESTRELAS DA GASTRONOMIA POTIGUAR

Gastrônoma
MARIA DAS GRAÇAS FERREIRA DE ARAUJO
A Chef e Restauratrice
GRACINHA FERREIRA

TUDO COMEÇOU…

A Chef Gracinha Ferreira, para os amigos e admiradores GRACINHA, desde pequenenina ia para a cozinha de sua casa e dava palpites nas comidas que sua mãe, NOEMIA FERREIRA, preparava para o almoço e jantar da família. Sempre tinha a habilidade nata, de provar uma comida e saber exatamente mexer e torná-la mais gostosa. Sua mãe, familiares e amigos eram fãs de sua comidas. Ainda cedo foi com a família para o Rio de Janeiro, onde abriram-se os horizontes para a descoberta de novos produtos e oportunidades de aprimorar os seus conhecimentos culinários.

LABORATORIAL
GRACINHA não precisou de cursos, dada a sua vocação para a gastronomia. Sua cozinha era a intuição criadora, com uma alquimia inventiva que poucos CHEFS são possuidores.Sempre foi uma cientista na arte da mistura dos produtos, fazendo daí nascerem receitas maravilhosas. Hoje se chama COZINHA LABORATORIAL, que se tornou famosa, no mundo, através do  notável Chef espanhol FERRÁN ANDRIÁ.

NA ALTA GASTRONOMIA No eixo Rio-São Paulo, nos encontros dos eventos da BOA MESA ou oficinas na VILA RISO, no Rio, surpreendia com as técnicas de sua criação em pratos comuns ou inventados na hora. Exemplo: o clássico e tradicionalíssimo STROGONOFF, que para dar a sua assinatura acrescentou queijo GORGONZOLA, tornando-o ainda mais gostoso. GRACINHA sempre teve uma meta: tornar prazerosa a degustação de seus pratos. Seu êxito.

NA GASTRONOMIA DO RN
A Chef GRAÇA FERREIRA instalou na Praça das Flores, Natal-RN, ha 17 anos,o primeiro Bistrô da cidade. O badaladíssimo RARO SABOR. Ali foi o centro de suas grandes realizações gastronômicas. Ponto referencial de quem quisesse comer bem e diferente nesta terra dos Reis Magos. Pratos inesquecíveis: PEIXE SABOROSO, com molho de Tangerina, DESEJO, penne c/salmão e caviar e CAMARÃO JULIANO, com peras e molho aveludado e mais uma dezena ou centena de maravilhas receitas.

EM BUSCA DE EXPERIÊNCIAS
Convidada pela Direção do cinco estrelas OCEAN PALACE, foi comandar a enorme cozinha deste Hotel, onde provocou uma decidida revolução no menu.

Atualmente,com vinte anos de profissão GASTRÔNOMA resolveu maneirar. Dedica-se, no momento, a criar receitas novas para a indústria NUTRIDAY/NUTRILAR, que serão apresentados em livretes e distribuídos em todo o Brasil e a fazer consultorias para bares e restaurantes, como do PITANGA, a ser inaugurado. Esta é M. DAS GRAÇAS FERREIRA DE ARAUJO, a CHEF GRACINHA FERREIRA e sua participação na História da Gastronomia Potiguar. Eis o porquê da homenagem nesta Coluna.

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: