O CINCO ES­TRE­LAS DA GAS­TRO­NO­MIA PO­TI­GUAR

CU­LI­NA­RIS­TA – VAL­DECY VILAR DE QUEI­ROS SOA­RES – VAL­DECY BUF­FET

SUA HIS­TÓ­RIA
VAL­DECY é da tra­di­cio­nal fa­mí­lia Po­ti­guar VI­LAR DE QUEI­ROZ. Des­de ce­do se vol­tou pa­ra a ar­te de co­zi­nhar, crian­do pra­tos pa­ra os al­mo­ços e jan­ta­res de to­da a fa­mí­lia. Ca­sou-se com JAN­DI SOA­RES, seu bra­ço di­rei­to na or­ga­ni­za­ção e na ad­mi­nis­tra­ção das com­pras de ali­men­tos, des­de o pri­mei­ro mo­men­to em que ela se de­di­cou, há 50 ­anos, a acei­tar en­co­men­das pa­ra ca­fé, al­mo­ço, jan­tar, re­cep­ções em ge­ral, de uma ma­nei­ra pro­fis­sio­nal que Na­tal não co­nhe­cia. Era a qui­tu­tei­ra VAL­DECY, TER­MO USA­DO na­que­les tem­pos que Na­tal ti­nha me­nos de 80 mil ha­bi­tan­tes. De seu ca­sa­men­to te­ve ­dois fi­lho: GU­TEM­BERG e LO­REM­BERG, co­nhe­ci­do pe­los ami­gos co­mo Lu­ru­ca, ho­je fun­cio­ná­rio do TRE. VAL­DECY diz que ­criar e de­co­rar pra­tos é um dom na que nas­ce com as pes­soas. Ela é uma do­ta­da des­te to­que má­gi­co na GAS­TRO­NO­MIA.
SUA FOR­MA­ÇÃO
Ini­cial­men­te foi com sua mãe que deu os pri­mei­ro pas­sos no co­zi­nhar. De­pois foi in­ter­na por 09 ­anos no Cur­so Do­més­ti­co do Co­lé­gio San­ta Águe­da, em Cea­rá-Mi­rim, que foi pio­nei­ra no Es­ta­do em en­si­nar as ­suas alu­nas os prin­cí­pios bá­si­cos pa­ra uma fu­tu­ra do­na de ca­sa, na ar­te de co­zi­nhar pa­ra a fa­mí­lia, do­te im­por­tan­te pa­ra as mu­lhe­res da­que­les tem­pos. Sua pai­xão pe­la pre­pa­ro de ali­men­tos era ta­ma­nho que sua fa­mí­lia a co­lo­cou pa­ra se apri­mo­rar com a con­si­de­ra­da ­Chef de ­maior com­pe­tên­cia em Na­tal, que di­ri­gia o Cur­so com o seu no­me, MA­RIA ­INÊS MI­RAN­DA. Ali apren­deu tu­do que ne­ces­si­ta­va na al­qui­mia das co­mi­das.
1º BUF­FET da CI­DA­DE
Es­treou na so­cie­da­de na­ta­len­se com o BUF­FET da fes­ta do ca­sa­men­to de KA­RE­NI­NA e ­ELIAS FER­NAN­DES, ela fi­lha do al­to co­mer­cian­te, o sau­do­so RE­GI­NAL­DO THEO­FI­LO, e ele fi­lho do sau­do­so ex-De­pu­ta­do Jo­sé Fer­nan­des do­na Lin­dal­va, ho­je o ­atual Di­re­tor do ­DNOCS, cu­ja re­cep­ção foi no re­cém inau­gu­ra­do HO­TEL IN­TER­NA­CIO­NAL DOS ­REIS MA­GOS, cu­jo acon­te­ci­men­to foi ba­da­la­dís­si­mo na épo­ca, e que foi tão es­plen­do­ro­so que se de­no­mi­nou de BO­DAS DE CA­NAAN, que de­fi­ni­ti­va­men­te fir­mou a fa­ma de VAL­DECY com o seu BUF­FET, que pas­sou a ser mo­da na so­cie­da­de po­ti­guar.
A PAR­TI­CI­PA­ÇÃO MAR­CAN­TE
A par­ti­ci­pa­ção pio­nei­ra e mar­can­te do Buf­fet de VAL­DECY foi tão for­te que, ain­da ho­je, to­das os gran­des even­tos pro­mo­vi­dos pe­la AE­RO­NÁU­TI­CA, MA­RI­NHA, 3º DIS­TRI­TO NA­VAL, TRI­BU­NAL DE JUS­TI­ÇA, BAR­REI­RA DO IN­FER­NO, EXÉR­CI­TO, BAN­CO DO BRA­SIL, o Buf­fet tem de ser de VAL­DE­CI. Bas­ta di­zer que o ca­sal WAL­DE­MIR-ED­NA cons­truiu a Ca­sa de Re­cep­ções BOU­LE­VARD pa­ra os 15 ­anos de sua fi­lha LA­RIS­SA, mas o Buf­fet foi de VAL­DECY, que ­mais uma vez mar­cou su­ces­so. De Na­tal o Buf­fet VAL­DECY se des­lo­ca­va pa­ra As­su, Cur­rais No­vos, Pa­re­lhas, São Mi­guel do Gos­to­so, en­fim, on­de ha­via um even­to de al­ta clas­se ti­nha e ain­da tem de ter o Bu­fet de VAL­DECY.
A HO­ME­NA­GEM
Por tu­do is­to ­aqui re­la­ta­do su­cin­ta­men­te, é que ho­me­na­gea­mos ho­je a cin­co es­tre­las em Gas­tro­no­mia no RN, VAL­DECY VI­LAR DE QUEI­ROZ, pe­la sua imen­sa con­tri­bui­ção ao de­sen­vol­vi­men­to da cu­li­ná­ria em nos­so Es­ta­do. Não po­de­ría­mos, tam­bém, dei­xar de dar o nos­so tes­te­mu­nho de de­di­ca­ção a ini­gua­lá­vel au­xi­liar de VAL­DE­CI, sua aju­dan­te há 50 ­anos, CON­CEI­ÇÃO, ­fiel em to­dos os mo­men­tos a es­ta ar­te ma­ra­vi­lho­sa. Ho­je o BUF­FET VAL­DECY con­ti­nua ati­vo e aten­de pe­lo tel. 3222 1160.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: