O CINCO ES­TRE­LAS DA GAS­TRO­NO­MIA PO­TI­GUAR

Ban­que­tei­ra IGNÊS MOTTA DE AN­DRA­DE

QUEM É QUEM
IG­NÊS MOT­TA DE AN­DRA­DE, co­nhe­ci­da no Bra­sil in­tei­ro co­mo IG­NÊS MOT­TA, pe­las ­suas ini­gua­lá­veis qua­li­da­des co­mo cu­li­na­ris­ta po­ti­guar, nas­ceu em Na­tal. Fi­lha dos sau­do­sos ­João Fran­cis­co da Mot­ta e Se­ve­ri­na Cou­ti­nho da Mot­ta, ca­sou-se com o ad­vo­ga­do Epi­tá­cio Li­ra Aqui­no de An­dra­de, in me­mo­riam. Te­ve 05 fi­lhos: Evan­dro, cur­san­do Di­rei­to; Hen­ri­que, Eco­no­mis­ta; Ve­rô­ni­ca, So­ció­lo­ga e Di­re­to­ra de Pro­du­ção e Con­sul­to­ria de even­tos da ­NICK BUF­FET e da Pri­ma, Es­co­la de Gas­tro­no­mia; Fa­bri­cio, Ad­mi­nis­tra­dor Fi­nan­cei­ro da ­Nick Buf­fet; e Mar­cus, Di­re­tor do Ser­vi­ço de Re­la­ções Hu­ma­nas da ­Nick Buf­fet. A

VOCAÇÃO
Des­de pe­que­na era ­quem aju­da­va a sua mãe Se­ve­ri­na no pre­pa­ro das re­fei­ções de sua ca­sa. Daí aflo­rou a sua vo­ca­ção pe­la cu­li­ná­ria. Foi, en­tão, es­tu­dar na Es­co­la Do­més­ti­ca de Na­tal, co­nhe­ci­da na­cio­nal­men­te pe­la edu­ca­ção ti­po suí­ça, on­de pre­pa­ra­va as mo­ças pa­ra os afa­ze­res do­més­ti­cos, prin­ci­pal­men­te a ar­te de co­zi­nhar. OS CUR­SOS D. Ig­nês pro­cu­rou se apro­fun­dar nos mis­té­rio da di­vi­na ar­te de co­zi­nhar. As­sim, fez cur­so com a co­nhe­ci­dís­si­ma cu­li­na­ris­ta da épo­ca, RI­TI­NHA COR­TEZ (1947), e D. ZE­FI­NHA, es­po­sa do es­cri­tor e adv. Amé­ri­co de Oli­vei­ra, on­de aden­trou nas co­mi­das ser­ta­ne­jas pre­pa­ra­das com to­dos os sa­bo­res das fa­mo­sas fa­zen­das dos La­mar­ti­ne, fa­mo­sa pe­la va­rie­da­de e far­tu­ra das re­fei­ções. IG­NÊS, com to­do es­te acer­vo, tor­nou-se, por mé­ri­to, uma das ­mais atuan­tes gas­trô­no­mas do RN. Pa­ra com­ple­tar a sua for­ma­ção, pas­sou a via­jar pe­los Es­ta­dos do Bra­sil e ou­tras ci­da­de do Mun­do e em ca­da lu­gar au­men­ta­va o seu acer­vo so­bre a al­qui­mia da trans­for­ma­ção dos ali­men­tos em pra­tos ar­tís­ti­cos e de sa­bo­res in­fi­ni­tos.

A PROFISSIONALIZAÇÃO
D. IG­NÊS pas­sou a aten­der na ela­bo­ra­ção de re­cep­ções, pre­pa­ran­do ban­que­tes, co­que­téis, fes­tas de ca­sa­men­to, ba­ti­za­dos e even­tos de uma ma­nei­ra ge­ral. Foi real­men­te um ato de co­ra­gem, ­pois a so­cie­da­de po­ti­guar não acre­di­ta­va que uma fi­lha do gran­de em­pre­sá­rio ­JOÃO MO­TA fos­se co­zi­nhar prá fo­ra. Mas IG­NÊS en­fren­tou tu­do e era ca­da vez ­mais so­li­ci­ta­da. IG­NÊS se lem­bra bem da pri­mei­ra re­cep­ção que pre­pa­rou, que foi o ca­sa­men­to de LE­DA COR­TEZ e NI­VAL­DO BO­NI­FÁ­CIO. Ve­jam o me­nu da­que­le tem­po: Maio­ne­se de Le­gu­mes, Pe­ruc/Com­po­tas,Es­tro­gro­nof, Ba­ta­ta Pa­lha e Ar­roz. Foi um su­ces­so.

A GLÓRIA: O PAPA
A sua em­pre­sa ­NICK BUF­FET, a 1.ª ju­ri­di­ca­men­te ins­ti­tuí­da no RN com es­ta fi­na­li­da­de, fez com que ela re­ce­bes­se en­co­men­das pa­ra se­rem ela­bo­ra­das pa­ra mui­tas em­pre­sas. O pon­to cul­mi­nan­te foi quan­do da vin­da a Na­tal de sua San­ti­da­de ­JOÃO PAU­LO II, a Ar­qui­dio­ce­se con­vi­dou pa­ra D. IG­NÊS pa­ra que ela fi­cas­se res­pon­sá­vel por to­das as re­fei­ções do Pa­pa e sua co­mi­ti­va em Na­tal. As re­fei­ções ser­vi­das fo­ram tão elo­gia­das pe­lo PA­PA e sua co­mi­ti­va, que o Va­ti­ca­no pres­tou-lhe ho­me­na­gem com uma ME­DA­LHA des­te even­to.
-MAIOR EVENTO  RECEITAS PRÓPRIAS
A ­maior re­cep­ção que IG­NÊS pre­pa­rou foi a CON­VEN­ÇÃO DA ­ABAV, pa­ra 3.500 pes­soas. Im­pe­cá­vel. Des­ta­cam-se en­tre as re­cei­tas de sua cria­ção: OS­TRAS EN­SO­PA­DAS e TOR­TA PE­SA­DA. Sim­ples­men­te di­vi­nas. O que ­mais ado­ra co­zi­nhar são pra­tos da co­zi­nha nor­des­ti­na.

JUSTA HOMENAGEM
Eis por­que co­lo­ca­mos IG­NÊS MO­TA na no­bre Ga­le­ria dos CIN­CO ES­TRE­LAS DA GAS­TRO­NO­MIA PO­TI­GUAR, pe­la sua par­ti­ci­pa­ção cons­tan­te na cons­tru­ção des­te gran­de mo­nu­men­to da his­tó­ria de um po­vo, que é a GAS­TRO­NO­MIA, cul­tu­ra de to­da a hu­ma­ni­da­de em to­dos os tem­pos.
IG­NÊS MOT­TA – ­NICK BUF­FET a nos­sa ad­mi­ra­ção. ­Nick: Av. Her­mes da Fon­se­ca, 954, tel.3221 1679

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: