CINCO ESTRELAS DA GASTRONOMIA POTIGUAR

A Master em Culinária  ADALVA  DIAS  RODRIGUES
Dona Adalva do PAÇOCA DO PILÃO

SUA HISTÓRIA
Dona ADALVA é filha dos sertanejos ALCINDO DIAS e ADALGIZA DIAS PEREIRA. Nasceu no Seridó, no município de Jucurutu, e desde criancinha tinha a curiosidade de sempre estar presente quando sua mãe ia preparar as refeições da família. Aos 12 anos, sem que ninguém soubesse, preparou com os temperos que a intuição lhe indicava,  o feijão do almoço. Sua mãe viu tudo, mas ficou calada até que todos provassem. Foi uma surpresa geral quando foi declarado que ela tinha sido a cozinheira. Daí por diante sua mãe ADALGIZA lhe ensinou todos os segredos da cozinha nordestina, tendo, na verdade, feito seu estágio no aprendizado da culinária na cozinha de sua casa. Depois se aprimorou com a culinarista ALAÍDE ESCÓCIA, na cidade de Mossoró.
A PROFISSIONALIZAÇÃO
Casou-se com GIOVANI, veio morar em Natal e aqui nasceram seus dois filhos: GIOVANI , que se formou em economia e GIOCONDA, formada em Bioquímica. Seu filho, apaixonado pela Praia de Pirangi, comprou ali um terreno e convidou sua mãe e seu pai para colocarem um negócio que, inicialmente, seria um bar. Aí Dona ADALVA argumentou que de nada entendia de bar o seu conhecimento era de cozinha, e partiram  para um restaurante.
O  NOME
Numa madrugada, Dona ADALVA acordou o marido e comunicou-lhe que havia tido uma premonição. O nome do Restaurante seria PAÇOCA DE PILÃO. Todos aprovaram. Com sua humildade e extrema simpatia, D. ADALVA pesquisou como deveria funcionar este tipo de estabelecimento. Esteve, inclusive, com a famosa banqueteira e dona de Buffet INÊZ MOTA, que lhe deu inúmeras e valiosas dicas. Depois de cursos e mais cursos no SEBRAE, no final de Janeiro de 1990, pronto e decorado, foi inaugurado o PAÇOCA DO PILÃO. Com o óbito de seu esposo GIOVANI, D. ADALVA assumiu o Restaurante totalmente com seu filho GIOVANI. Hoje, 18 anos passados, é uma referência gastronômica de Natal, repercutindo seu sucesso no Brasil e no exterior.


O SUCESSO

Dona ADALVA, até hoje, é a chef da cozinha. Fiscaliza tudo, cozinha, ensina as auxiliares. Daí o estrondoso sucesso alcançado. É o restaurante mais premiado de toda a história gastronômica do RN. Há 10 anos é homenageado pela Revista QUATRO RODAS, como referencia culinária nordestina. Gosta de freqüentar e participar das Feiras Gastronômicas, onde sempre os pratos, criações suas, são premiados. Podemos citar os Festivais de Martins, Pipa e Serra de S.Bento.
PRATOS INESQUECÍVEIS
O menu do PAÇOCA DO PILÃO é recheado de pratos deliciosos. Nossas escolhas: PAÇOCA DE PILÃO c/Arroz de Leite, macacheira, feijão verde; CARNE DE SOL na NATA; CARNEIRO GUISADO; Isso não me deixa esquecer as famosas GALINHAS TORRADA e a CABIDELA, que podem ser acompanhado de uma bananazinha para aguçar mais as glândulas gustativas. Mas, D. ADALVA não parou no tempo e acompanha a modernidade da gastronomia. Assim, por exemplo, as BRUSQUETAS C/ MOLHO DE TOMATE são arrebatadoras. E as sobremesas? São  verdadeira loucura gustativas PASTÉIS DE DOCE DE CAJU ou CHOCOLATE. Tudo ali é, decididamente, digno de qualquer goumert internacional.
LOCALIZAÇÃO
O PAÇOCA fica na Av. Dep. Márcio Marinho, Praia de Pirangi, Município de Parnamirim, Grande Natal. Funciona de segunda a segunda para almoço e jantar. Tel.32 38 2088. Recebe todos os cartões. Instalações confortáveis. Estacionamento fácil

HOMENGEM
As nossas homenagens a D. ADALVA e, sem sombra de dúvidas, ao seu filho, o economista GIOVANI, se deve a projeção que deram, através do PAÇOCA DE PILÃO, a  GASTRONOMIA POTIGUAR.  Esta é a sua contribuição na construção da fama DA NOSSA CULTURA CULINÁRIA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: