OS MELHO­RES RES­TAU­RAN­TES E BARES DO RN

FELIZ PÁSCOA PARA OS QUERIDOS LEITORES

 

A ORI­GEM DA PÁS­COA – TRA­DI­ÇÃO – SÍM­BO­LOS

 

pascoa

 

A BO­NI­TA HIS­TÓ­RIA DA PÁS­COA

A tra­di­ção do fe­ria­do re­li­gio­so da Pás­coa tem suas  ori­gens nos ri­tuais pa­gãos. Sé­cu­los antes do nas­ci­men­to de Cris­to, as tri­bos pagãs da Eu­ro­pa ado­ra­vam a bela deusa da pri­ma­ve­ra  EE-ah-tra, de­pois Eos­tre. Fes­ti­vais eram ca­le­bra­dos no co­me­ço da Pri­ma­ve­ra e no final de março, tempo do equi­nó­cio de in­ver­no no he­mis­fé­rio norte. A  pa­la­vra Eos­tre evo­luiu em in­glês para Eas­ter e em ale­mão para Os­tern, que sig­ni­fi­cam Pás­coa.

JU­DEUS X CRIS­TÃOS 

A Pás­coa já era ce­le­bra­da pelos Judeu, antes mesmo do nas­ci­men­to de Jesus, em co­me­mo­ra­ção a li­ber­da­de da es­cra­vi­dão no Egito. Para os  Cris­tãos é a ce­le­bra­ção do re­nas­ci­men­to de Jesus e sua as­cen­são ao céu, três dias de­pois da morte na cruz (sexta-feira santa).

DATAS CON­TRA­DI­TÓ­RIAS

Os Cris­tãos e Ju­deus ce­le­bra­vam a Pás­coa/Pes­sach no mesmo dia. As Igre­jas (or­to­do­xa e ro­ma­na) acei­ta­ram  tam­bém o mesmo dia, de­pois mu­da­ram para datas di­fe­ren­tes. As Igre­jas do Leste eu­ro­peu (or­to­do­xas) pas­sa­ram a se­guir o ca­len­dá­rio Ju­lia­no. As do Oeste (ro­ma­nas), ado­ta­ram a data de­ter­mi­na­da pelo Papa Gre­gó­rio. 

O OVO DA PATA, PIN­TA­DO –  SÍM­BO­LOS

Os sím­bo­los da PÁS­COA são di­ver­sos, con­for­me os cos­tu­mes da cada País. Hoje, uni­ver­sal­men­te, é o OVO de CHO­CO­LA­TE, o mais usado.

O Ovo é sím­bo­lo Pas­cal ins­pi­ra­do no cos­tu­me chi­nês de co­lo­rir Ovos de Pata para ce­le­brar a vida que deles se ori­gi­na.  Os Mis­sio­ná­rios e os Cru­za­dos trou­xe­ram para a Eu­ro­pa Oci­den­tal o cos­tu­me de pre­sen­tear com Ovos. Na época me­die­val, eram pin­ta­dos de ver­me­lho para re­pre­sen­tar o san­gue de Cris­to. Os cris­tãos ado­ta­ram esta tra­di­ção, e o Ovo pas­sou a ser o sím­bo­lo da tumba da qual Jesus res­sus­ci­tou.

COE­LHO DA PÁS­COA

O Coe­lho sim­bo­li­zan­do a Pás­coa e tem ori­gem Anglo-Sa­xô­ni­ca e Pré-Cris­tã – sim­bo­li­za a fe­cun­di­da­de. Na ver­da­de, era uma Lebre cuja ges­ta­ção é  30 dias, e que  já nasce com os olhos aber­tos, e não um Coe­lho que sim­bo­li­za­va a Pás­coa. A úl­ti­ma Lua cheia após o equi­nó­cio de in­ver­no de­ter­mi­na­va a data da Pás­coa.

LÍRIO DA PÁS­COA

O Lírio – sím­bo­lo da pu­re­za pela sua cor e de­li­ca­da forma tam­bém sim­bo­li­za ino­cên­cia e a vida junto a Deus. Tam­bém é usado com um dos sím­bo­los da Pás­coa pelos cris­tãos.

COR­DEI­RO DA PÁS­COA

Os JU­DEUS têm como tra­di­ção, há mi­lê­nios, no Jan­tar de Pás­coa, obri­ga­to­ria­men­te ser­vir  um Prato com carne de Cor­dei­ro, tra­di­ção esta que veio do Pes­sach ju­dai­co. Daí ser tam­bém um sím­bo­lo da Pás­coa usado em al­guns Paí­ses do Orien­te.

PÁS­COA NO BRA­SIL

No Bra­sil, a tra­di­ção do Coe­lho e dos Ovos de Pás­coa data do iní­cio do sé­cu­lo XX. Foi tra­zi­da, em 1913, por imi­gran­tes ale­mães.

OVO DE CHOCOLATE

Ovos de cho­co­la­te só sur­gi­ram no sé­cu­lo XVII. Ovos de plás­ti­co re­chea­dos de ovos de cho­co­la­te ou bom­bons apa­re­ce­ram na dé­ca­da de 60.

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: